Na tarde desta quarta-feira, 18, foi realizada na Sala das Comissões, a instalação da Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa. A iniciativa partiu da deputada Rosângela Rezende (AGIR), junto ao presidente da Casa Bruno Peixoto (União Brasil), que enxergou uma lacuna no quadro de comissões da Alego que, até então, não tinha uma cúpula para viabilizar o intercâmbio de informações e tendências internacionais. Na cerimônia, o deputado Lincoln Tejota (União Brasil) foi eleito presidente da Comissão para o biênio 2023/2024, acompanhado da deputada Rosângela, que ocupará a vice-presidência.
“Essa ideia, que partiu diretamente da deputada Rosângela, corrige um erro, uma falha desta Casa em estabelecer relações nacionais e internacionais, pois temos condições de buscar muito mais a partir do interesse de relacionar, de trocar experiências e fortalecer relações”, salientou o deputado em cumprimento à iniciativa da vice-presidente da nova Comissão e à importância do desenvolvimento dessas relações.
Em recente Audiência Pública, a deputada Rosângela Rezende (AGIR) já havia destacado que outros estados estão à frente de Goiás em relações com o cenário global como, por exemplo, Tocantins, que foi o primeiro estado brasileiro a negociar créditos de carbono no mercado internacional. “As oportunidades para o desenvolvimento e resolução de problemas surgirão a partir dessa comunicação internacional sobre temas pertinentes e que têm a ver com a globalização, um olhar global, fora das nossas limitações, para resolver os problemas locais”, defendeu a deputada.
Entre os principais objetivos da Comissão estão o acompanhamento de projetos de desenvolvimento econômico, fomento, relacionamento, intercâmbio, aperfeiçoamento institucional e de investimento direto nos diversos setores da sociedade, como saúde, educação, cultura e meio ambiente. A medida também deve impulsionar o desenvolvimento econômico do estado, atraindo potenciais investimentos estrangeiros, promovendo a exportação de produtos locais e incentivando a internacionalização em acordos de cooperação comerciais ou políticos.
(Matéria de 18/10/2023)