Na noite desta terça-feira, 4, às 19h, foi realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás a entrega da Comenda Jornalista Washington Novaes, que homenageia profissionais engajados na luta pela preservação ambiental. Além do deputado Antônio Gomide (PT), autor da proposta que criou a Comenda, estiveram presentes na solenidade a deputada Rosângela Rezende (Agir) e os deputados Mauro Rubem (PT), Cairo Salim (PSD) e Coronel Adailton (Solidariedade).
A Mesa foi composta pelo presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB); pelo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Oliveira Pires, representando a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; pela Secretária do Meio Ambiente do Estado de Goiás, Andréa Vulcanis, representando o governador Ronaldo Caiado (UB); e pelo desembargador Delintro Belo de Almeida Filho, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO).
Na entrega, que a partir de agora será realizada todo mês de julho, foram homenageados 32 profissionais, entre os mais diversos campos, que têm em comum a atuação em projetos e ações em prol da sustentabilidade e do meio ambiente. Engenheiros, ambientalistas, professores, jornalistas e representantes de associações e organizações ambientais estavam entre as personalidades que receberam a Comenda.
Homenageados
Com a oportunidade de homenagear dois profissionais, a deputada Rosângela Rezende (Agir), escolheu o professor Emiliano Godoi e o fotógrafo André Monteiro. O primeiro, esteve na Assembleia no mês passado, quando participou do lançamento do Programa Virada Ambiental, organizado pela Comissão do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, além de ser, também, o idealizador do projeto. Docente de nível superior na EECA-UFG e no programa de mestrado e doutorado em Direito Agrário da Faculdade de Direito (FD), Emiliano divide seu tempo entre a sala de aula e as ações contínuas pela preservação da natureza em Goiás.
É membro Titular da Associação Goiana de Imprensa, da Associação Cultural Bernardo Élis dos Povos do Cerrado, da Sociedade Goiana de História da Agricultura, do Instituto Altair Sales e da Eco Academia de Letras, Ciências e Artes de Teresópolis de Goiás. Entre suas áreas de atuação estão as políticas públicas ambientais, a legislação ambiental, a implantação de sistemas de gestão ambiental, a contabilidade ambiental, a avaliação de impacto ambiental e o controle ambiental de fontes poluidoras.
Já o fotógrafo André Monteiro, também é palestrante e instrutor de fotografia de natureza, com oficinas realizadas em instituições nacionais e internacionais e em expedições fotográficas a Parques Nacionais, Estaduais e Reservas Naturais em Goiás. Com mais de 40 anos de carreira, André desenvolve projetos fotográficos e literários sobre Ecossistemas do Centro-Oeste, em especial, o Cerrado.
Entre suas publicações estão “Memórias: boiadeiros do Cerrado”, “Parque das Emas, no coração do Cerrado”, “Notas do Isolamento, quase diário de uma epidemia” e “Águas de um Cerrado particular”, que fala sobre o bioma de uma perspectiva verdadeira, porém desconhecida por muitos, relacionada à sua riqueza hídrica e grande capacidade de abastecimento no país e no continente.
Cuidar do Cerrado
Entre os homenageados da noite, a Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, falou para os presentes sobre os avanços realizados pela Secretaria nos últimos 4 anos e a importância do equilíbrio entre a preservação e as atividades econômicas. Para isso, a secretária destacou que 100% dos cargos de comissionados atualmente na Semad são ocupados por técnicos e, em grande parte, por servidores públicos de carreira.
De acordo com ela, as atuações feitas pela Semad tiveram um aumento de mais de 1500%, as queimadas em Unidades de Conservação no estado foram reduzidas em 80% e, também, foram alcançados ótimos resultados no controle do desmatamento no Cerrado a partir do desenvolvimento de planos de manejo, da regularização fundiária e outras ações que fazem parte da sustentação dessa pauta em Goiás.
Em seu discurso, ela reconheceu os esforços da deputada Rosângela Rezende (Agir) pela preservação do Cerrado enquanto presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. “Você está sendo tão atuante nesta Casa legislativa, discutindo, trazendo audiências públicas, trouxe aqui a Virada Ambiental com o professor Emiliano, que vem com essa forma aguerrida de trazer essa causa, realmente nos faz realizar o nosso propósito maior”.
PP Cerrado
Representando a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que receberá a Comenda no dia 17 de agosto, o presidente do ICMBio, Mauro Oliveira Pires, falou sobre o papel do governo federal na luta pela sobrevivência do Cerrado. Segundo ele, o bioma é prioridade do Executivo no Centro-Oeste e, em breve, teremos o Plano de Prevenção e Controle de Desmatamento do Cerrado, o PP Cerrado.
Em justificativa, Pires salientou que a redução das emissões de gás carbônico pelo Cerrado, a partir do desmatamento, é não só uma obrigação legal do Ministério, mas, também, um compromisso internacional que o país assumiu. O objetivo dos administradores da Pasta é alcançar o fim do desmatamento ilegal até 2030, com a realização de iniciativas e possibilidades para o desmatamento legal e o desenvolvimento econômico.
“É uma grande responsabilidade estar aqui hoje, continuar com esse esforço, de tornar possível que novas pessoas venham a receber essa Comenda em razão do seu trabalho para a redução do desmatamento, para a conservação dos recursos hídricos, para a recuperação das áreas e, também, a promoção do uso sustentável e a promoção do desenvolvimento sustentável no futuro” encerrou.
(Matéria de 06/07/2023).