Na última semana, a deputada estadual Rosângela Rezende (Agir) participou da 4ª Feira de Negócios Agropecuários do Extremo Sudoeste (Feinagro). Promovido pela Cooperativa Mista Agropecuária do Vale do Araguaia (Comiva), o evento ocorreu entre os dias 11 e 14 de abril, em Mineiros, sua cidade natal. Estiveram presentes diversas autoridades ligadas ao agronegócio, como os presidentes da Comiva, Cássio Teodoro; do Sistema de Organizações das Cooperativas Brasileiras (OCB/GO), Luiz Alberto Pereira; e da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Joel Ragagnin.
A Feinagro contou com uma programação vasta e diversa, com stands de exposição de empresas, produtores e cooperativas; além de leilão, palestras e painéis de discussão, entre outras atividades. Rosângela Rezende, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CMARH) da Assembleia Legislativa de Goiás, levou ao evento um painel que debateu esses temas, realizado na sexta-feira, 14.
Agro e sustentabilidade
Também participaram da solenidade de abertura da Feinagro o titular da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Tiago Mendonça, que representou o governador Ronaldo Caiado; o deputado estadual Karlos Cabral e a deputada federal Marussa Boldrin; além dos prefeitos de Santa Rita do Araguaia, Carlos Tadeu; de Bela Vista de Goiás, Nárcia Kelly; e de Mineiros, Aleomar Rezende.
Durante seu discurso, a deputada Rosângela fez questão de pontuar a necessidade de alinhar o agro com a natureza por meio da adoção de práticas agrícolas sustentáveis, tecnologias inovadoras e a conservação da biodiversidade. A redução do desperdício de alimentos e a colaboração entre empresas e organizações ambientais também foram abordadas pela parlamentar.
Já o presidente da Comiva, Cássio Teodoro, destacou a importância do cooperativismo para trazer benefícios para o estado e, com isso, fortalecer a economia local e promover o desenvolvimento sustentável das zonas rurais.
E o secretário Tiago Mendonça, por sua vez, frisou a relevância da realização da feira, pois as informações repassadas, bem como a exposição dos stands, fazem com que o agronegócio se torne mais visível e acessível às pessoas.
Meio ambiente e recursos hídricos
Na sexta-feira, 14, a deputada Rosângela Rezende promoveu o painel de discussões sobre Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que teve como objetivo promover o diálogo com os produtores, agricultores familiares, pecuaristas e empresários do agro a respeito da sustentabilidade e preservação dos mananciais.
O debate foi mediado pela professora supervisora da Unifimes e supervisora da Emater Mineiros, Márcia de Paula, e pelo analista ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Muryllo Pires.
Durante o debate, a deputada e presidente da CMARH ressaltou a necessidade de conservação da natureza e a urgência de ações efetivas, por parte de toda a população e do poder público, para tentar minimizar o impacto ambiental causado até então, além de firmar compromisso para realizar uma gestão que contemple esta área.
“Como presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Alego, estou engajada no desenvolvimento de políticas públicas que incentivem práticas de conservação e sustentabilidade, na implantação de programas de gestão de resíduos e no incentivo à fiscalização por empresas ambientais”, afirmou.
(Matéria de 17/04/2023).