Na manhã desta quinta-feira, 23, a deputada estadual Rosângela Rezende (Agir) participou do workshop sobre o setor elétrico e distribuição de energia, realizado pelo deputado Amilton Filho (Solidariedade), que preside a Frente Parlamentar pela Qualidade da Energia Elétrica em Goiás. Durante a reunião, que contou com a presença da diretoria do Grupo Equatorial Energia, foi apresentada e discutida a implementação e gestão da empresa no estado.
Como é sabido pelos cidadãos e cidadãs, Goiás está passando por uma série de dificuldades relacionadas à distribuição de energia. Por isso, a deputada levou à atenção da empresa as demandas da região Sudoeste e do Vale do Araguaia por meio de dois ofícios que foram entregues ao presidente da Equatorial em Goiás, Lener Jayme.
Demandas do Sudoeste
O primeiro ofício trata da instabilidade na rede elétrica do município de Mineiros e pede uma atenção especial da Equatorial às recorrentes quedas de energia na zona rural, além da realização de uma reavaliação das instalações elétricas do perímetro urbano, devido aos inúmeros prejuízos sofridos pelas granjas e demais produções agrícolas das regiões de Ribeirão Grande, Salto Diamantino, Urtigão, Salto Jataizinho, Buracão, Corredeira, Matão, Ribeirão Alegre, Rochedo e São Domingos. Bairros específicos da cidade, como Jardim das Perobeiras, Setor Oeste, Setor Boa Vista e Setor Iores também foram citados no documento.
Já o segundo ofício traz um pedido de celeridade na conclusão da infraestrutura do sistema elétrico referente ao acordo de obras firmado entre o Serviço de Imagem Associado Ltda e a Enel Distribuição Goiás para o Hospital das Clínicas de Mineiros, que já possui a aprovação de estudo de viabilidade técnica e regularização concluídos. A ausência desse sistema tem tornado inviável a realização de exames de tomografia computadorizada, muitas vezes imprescindível para pacientes da unidade que se encontram em estado de urgência ou grave.
Compromisso
Em resposta às colocações da deputada, o presidente da Equatorial, Lener Jayme, se comprometeu a avaliar as demandas e explicou que a situação de Goiás está realmente precária. No entanto, novos investimentos serão realizados na região Sudoeste, além de obras de infraestrutura, para que a qualidade da energia seja reestabelecida.
“Temos boas notícias. Este ano, nós estamos com uma atenção redobrada no nosso planejamento para todo o estado de Goiás, em especial a região Sudoeste. Nós temos, já para este ano, licitações de diversas subestações ali na região, de Bom Jardim, Piranhas, Aporé e Caiapônia. Também vamos lançar o projeto da subestação de Jataí, JK, que é um anseio muito grande daquela região. Só essa subestação já vai beneficiar mais de 200 mil consumidores da região, desafogando bastante essa questão energética”, explicou.
O presidente da Equatorial em Goiás disse, ainda, que a empresa pretende realizar a restruturação das agências prestadoras de serviço, para que elas alcancem uma melhor qualidade de atendimento ao consumidor.
(Matéria de 24/03/2023).