Parlamento instalou a Frente Parlamentar em Defesa do Esporte nesta 3ª-feira, por iniciativa de Ricardo Quirino

Compartilhe:

Por iniciativa do deputado Ricardo Quirino (Republicanos), foi instalada na manhã desta terça-feira, 21, a Frente Parlamentar em Defesa do Esporte. Como protocolou o requerimento que instaurou o novo colegiado, Quirino foi designado como o coordenador dos trabalhos.

Além de Ricardo Quirino, compõem a frente os deputados: Alessandro Moreira (Progressista), Amauri Ribeiro (UB), Anderson Teodoro (Avante), André do Premium (Avante), Cairo Salim (PSD), Charles Bento (MDB), Rosângela Rezende (Agir), Veter Martins (PRD), Virmondes Cruvinel (UB) e Wagner Camargo Neto (Solidariedade).

Na abertura, o deputado convidou para tomar assento à mesa dos trabalhos a chefe de gabinete da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, Andrea Parrode, o ex-goleiro profissional Hugo Duarte, o diretor do Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna, Roberto Boettcher, a comentarista e apresentadora Ana Carolina Farma, o presidente da Liga Esportiva de Luziânia, Heitor Costa, e o ex-prefeito de Hidrolândia Paulo Sérgio de Rezende.

Andrea Parrode destacou que o Estado tem um olhar especial às crianças em estado de vulnerabilidade social e na capacitação de professores, além de programas de incentivo, como o Pró-Atleta, e deixou a pasta à disposição. “As portas estão abertas para ouvir novas propostas e estamos dispostos a fazer cada vez mais”, disse.

Incentivo

Hugo Duarte parabenizou a atuação de Quirino e ressaltou que seu trabalho é inteiramente dedicado aos benefícios à população, como incentivos aos esportes. “Esse trabalho que o deputado faz, em conjunto com outros parlamentares e as secretarias de Estado, ocorre através do esporte.”

Roberto Boettcher relembrou os obstáculos que a população enfrentava antigamente para praticar esportes. Ele destacou seu orgulho em gerenciar “a praça esportiva mais movimentada de Goiás” e lembrou que o autódromo funciona de domingo a domingo e sempre é movimentado de pessoas praticando variados tipos de atividades esportivos.

A comentarista Ana Carolina pontuou a importância de as mulheres participarem ativamente dessas atividades. Ela contou que seu pai tinha um time de futebol de várzea e, por isso, cresceu nesse ambiente. “Hoje sou comentarista esportiva e repórter de torcida e vejo a instalação dessa frente como muito importante. Quando há investimento no esporte todos saem ganhando. Que nós possamos nos unir no esporte e pelo esporte”.

Presente

Heitor Costa aproveitou a oportunidade para presentear Quirino com um uniforme oficial da Ligas Esportiva de Luziânia e declarou que o deputado é padrinho da associação. Ele falou do trabalho desportivo recém-iniciado na cidade, por enquanto no futsal, e que a ideia é expandir para várias modalidades.

O ex-prefeito de Hidrolândia Paulo Rezende observou a importância do esporte, sobretudo como papel transformador na vida das crianças. “O esporte pode mudar vidas. A gente sabe a dificuldade que é a peneira, até o profissional. Mas o esporte constrói caráter, constrói cidadãos. Então, é importante que o governo aplique seus recursos no esporte, em todas as modalidades.”

Por fim, o deputado Ricardo Quirino ressaltou o papel social do esporte, sobretudo para as famílias em vulnerabilidade e de menor poder aquisitivo. “Existem pessoas que precisam de socorro, que sonham, e nós precisamos dar sabedoria e orientá-los. Quando a gente ajuda uma pessoa, a gente muda alguma coisa no mundo. Sabemos que não vamos alcançar todos, mas vamos buscar, junto ao nosso secretário, ajudar e valorizar as pessoas através do esporte”.

Após a declaração, ele colocou em votação o regimento da Frente Parlamentar em Defesa do Esportes, cujo os objetivos são de promover a discussão, proposições e soluções de ação e projetos pró-esportes. O texto foi aprovado sem objeções.

A palavra foi franqueada ao público. No geral, as considerações foram no sentido de parabenizar a iniciativa do parlamentar e pontuar a necessidade de incentivos ao importe visando qualidade de vida e oportunidade as pessoas, sobretudo os mais jovens. Alguns comentários, também, foram memórias e experiências transformadoras relacionadas às práticas esportivas.

(Matéria publicada pela Agência Assembleia de Notícias em 21/05/2024)

Mais notícias