Na próxima quarta-feira, 3 de abril, às 8h, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) promove o 1º Seminário de Sociobioeconomia de Goiás no auditório 2 da Alego. O evento tem apoio da deputada Rosângela Rezende (Agir) e da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, que enxerga na iniciativa uma boa oportunidade para promover a valorização da sociobiodiversidade do Cerrado.
O seminário tem como objetivo integrar atores e parceiros envolvidos com a cadeia de sociobiodiversidade do Cerrado, trazendo perspectivas diversas que se complementam. “É uma grande satisfação estarmos juntos com a Semad mais uma vez, nesse evento que faz parte do que nós queremos para Goiás, que é a preservação e valorização do nosso Cerrado junto com o uso responsável do seu potencial econômico”, declarou a deputada Rosângela Rezende.
A sociobioeconomia é um conjunto de atividades econômicas que utilizam recursos naturais de forma sustentável e inovadora. No Cerrado, muitos frutos nativos desempenham um papel importante na economia social, pois, além de comida, também são matéria-prima para medicamentos, fibras e outros produtos. Com entrada gratuita, o seminário terá apresentações de 13 palestrantes, que farão exposições sobre o tema, como pesquisadores, membros de comunidades tradicionais, gestores públicos e empreendedores.
Entre os convidados, estarão:
Alfredo Oyama, pesquisador da Embrapa;
Alciléia Torres, liderança Kalunga;
Annabelle Gomes, coordenadora na Rede de Sementes do Cerrado;
Fernando França Maia, Analista Ambiental no Ibama;
Francisco Campello, presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga;
Raimunda Nonato, diretora do Fundo Nacional do Meio Ambiente;
Rebecca Alcântara, engenheira florestal;
Adriano Paulino, presidente da associação Kalunga comunitária do Engenho II em Cavalcante;
Tatiana Agostinho, subsecretária de Agricultura do DF;
Carlos Eduardo Marinelli, professor no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia;
Claudomiro Almeida, diretor da Associação de Coletores de Sementes Cerrado de Pé;
Yasmin Tavares, líder em Assuntos Regulatórios da Bio Assets Brasil,
João Francisco Maria, professor de ESG na Fundação Getúlio Vargas.
(Fonte: Direto do Gabinete/ Dep. Rosângela Rezende)