Palestras contra as queimadas

Compartilhe:

Dando prosseguimento à campanha educativa na qual convoca o cidadão goiano a atuar contra as queimadas, Assembleia Legislativa inicia, nesta terça-feira, 17, a rodada de palestras itinerantes em escolas da Capital.
Imbuído pelo propósito de minimizar os danos ambientais sofridos pelo Estado em função das queimadas e, mais do que isso, pela missão de conscientizar e educar a população goiana, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) lançou uma campanha de combate ao fogo em Goiás. A iniciativa é resultado de uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) e conta com uma sequência de atividades.

O projeto foi pensado tendo como ponto de partida a realização de palestras itinerantes em escolas de Goiânia. A medida se justifica diante do crescimento das ocorrências de incêndio em vegetação em área urbana registradas em Goiás. Os dados demonstram que, de janeiro a setembro de 2024, o número de ocorrências já supera o total de registros de 2023. São, segundo o CBMGO, 250 atendimentos a mais em comparação a todo período do ano passado.  A primeira palestra itinerante ocorre nesta terça-feira, 17, 7h30, no Conjunto Vera Cruz.

Essas palestras serão realizadas em três unidades de ensino – duas da rede municipal e uma da rede estadual de educação – nos bairros Jardim Guanabara III, Jardim Nova Esperança e Conjunto Vera Cruz. Ao todo, alunos de 31 turmas do 5º ao 9º ano receberão informações e orientações sobre prevenção e cuidados a serem tomados durante a ocorrência de queimadas.

Ainda dentro da programação  de eventos sobre o tema, a Comissão de Meio Ambiente promove, nesta terça-feira, 17, às 10h30, uma mesa redonda entre órgãos públicos para tratar de políticas públicas no combate às queimadas e preservação do Cerrado. Os debates serão conduzidos pela deputada Rosângela Rezende (Agir), presidente do colegiado. Participarão dessa atividade as seguintes autoridades:  professor Nilson Clementino Ferreira, da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG;  Marcelo Sales, gerente de Controle de Incêndios da Semad; Carolina Stange, também da Semad; João Carlos Ribas Ramos, representante da Brigada Voluntária Ambiental de Cavalcante; tenente-coronel Warley de Sousa Martins  do Corpo de Bombeiros; e Yara Vanessa Portuguez, gerente de licenciamento ambiental da Saneago.

Ocorrências

Só na Capital, foram registradas 1.223 ocorrências e, de acordo com a corporação, as regiões Norte, Noroeste e Oeste de Goiânia são as mais atingidas. Com base nessas informações, as regiões citadas foram escolhidas como ponto de partida das campanhas educativas.

A campanha se traduz como uma resposta do Legislativo ao crescente número de focos de incêndio e visa demonstrar aos goianos de que forma os parlamentares participam da construção de políticas públicas que melhoram a qualidade de vida da população.

Até o dia 30 de setembro, serão divulgados informativos e realizados eventos e debates com o objetivo de ampliar a conscientização e  fomentar a participação da sociedade.

O aplicativo Deputados Aqui atua como uma ferramenta para que os goianos possam sugerir novas leis e ações voltadas ao combate às queimadas. “Cada cidadão pode e  precisa contribuir na prevenção. O aplicativo está aberto a todos. Trata-se de um espaço democrático onde a população pode propor leis para prevenção, combate e fiscalização que evitem, reduzam e  amenizem os incêndios”, destaca o presidente da Assembleia, deputado Bruno Peixoto, ao comentar as movimentações do Poder em busca de soluções para esse problema que aflige toda a população brasileira.

Cronograma 

17/9, às 8 h – Escola Municipal Laurindo Sobreira do Amaral, Conjunto Vera Cruz (Rua Waldir de Azevedo, APM 122);

18/9, às 14 h – Colégio Estadual Robinho Martins de Azevedo, Jardim Nova Esperança (Avenida Sol Nascente, Qd. 50, Lt. 16 16, s/n);

27/9, às 8 h – Escola Municipal Professora Marília Carneiro, Jardim Guanabara III (Rua GB 34, n.150, Qd. 58).

(Matéria publicada pela Agência Assembleia de Notícias em 16/08/2024)

Mais notícias