O projeto foi pensado tendo como ponto de partida a realização de palestras itinerantes em escolas de Goiânia. A medida se justifica diante do crescimento das ocorrências de incêndio em vegetação em área urbana registradas em Goiás. Os dados demonstram que, de janeiro a setembro de 2024, o número de ocorrências já supera o total de registros de 2023. São, segundo o CBMGO, 250 atendimentos a mais em comparação a todo período do ano passado. A primeira palestra itinerante ocorre nesta terça-feira, 17, 7h30, no Conjunto Vera Cruz.
Essas palestras serão realizadas em três unidades de ensino – duas da rede municipal e uma da rede estadual de educação – nos bairros Jardim Guanabara III, Jardim Nova Esperança e Conjunto Vera Cruz. Ao todo, alunos de 31 turmas do 5º ao 9º ano receberão informações e orientações sobre prevenção e cuidados a serem tomados durante a ocorrência de queimadas.
Ainda dentro da programação de eventos sobre o tema, a Comissão de Meio Ambiente promove, nesta terça-feira, 17, às 10h30, uma mesa redonda entre órgãos públicos para tratar de políticas públicas no combate às queimadas e preservação do Cerrado. Os debates serão conduzidos pela deputada Rosângela Rezende (Agir), presidente do colegiado. Participarão dessa atividade as seguintes autoridades: professor Nilson Clementino Ferreira, da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG; Marcelo Sales, gerente de Controle de Incêndios da Semad; Carolina Stange, também da Semad; João Carlos Ribas Ramos, representante da Brigada Voluntária Ambiental de Cavalcante; tenente-coronel Warley de Sousa Martins do Corpo de Bombeiros; e Yara Vanessa Portuguez, gerente de licenciamento ambiental da Saneago.
Ocorrências
Só na Capital, foram registradas 1.223 ocorrências e, de acordo com a corporação, as regiões Norte, Noroeste e Oeste de Goiânia são as mais atingidas. Com base nessas informações, as regiões citadas foram escolhidas como ponto de partida das campanhas educativas.
A campanha se traduz como uma resposta do Legislativo ao crescente número de focos de incêndio e visa demonstrar aos goianos de que forma os parlamentares participam da construção de políticas públicas que melhoram a qualidade de vida da população.
Até o dia 30 de setembro, serão divulgados informativos e realizados eventos e debates com o objetivo de ampliar a conscientização e fomentar a participação da sociedade.
O aplicativo Deputados Aqui atua como uma ferramenta para que os goianos possam sugerir novas leis e ações voltadas ao combate às queimadas. “Cada cidadão pode e precisa contribuir na prevenção. O aplicativo está aberto a todos. Trata-se de um espaço democrático onde a população pode propor leis para prevenção, combate e fiscalização que evitem, reduzam e amenizem os incêndios”, destaca o presidente da Assembleia, deputado Bruno Peixoto, ao comentar as movimentações do Poder em busca de soluções para esse problema que aflige toda a população brasileira.
Cronograma
17/9, às 8 h – Escola Municipal Laurindo Sobreira do Amaral, Conjunto Vera Cruz (Rua Waldir de Azevedo, APM 122);
18/9, às 14 h – Colégio Estadual Robinho Martins de Azevedo, Jardim Nova Esperança (Avenida Sol Nascente, Qd. 50, Lt. 16 16, s/n);
27/9, às 8 h – Escola Municipal Professora Marília Carneiro, Jardim Guanabara III (Rua GB 34, n.150, Qd. 58).
(Matéria publicada pela Agência Assembleia de Notícias em 16/08/2024)