Em continuidade às atividades de cultura na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), a Assessoria Adjunta de Atividades Culturais abriu, na manhã desta sexta-feira, 3, a “Exposição Bento – Meio Século de Retrospectiva”, que tem lugar no térreo do bloco A do Palácio Maguito Vilela.
A abertura contou com a presença da deputada estadual Rosângela Rezende (Agir), que repercutiu sobre o evento. “Hoje, estamos aqui para prestigiar este grande amigo, que por tantos anos foi servidor desta casa. Parabéns, Bento, pela sua arte e por mostrar a todos “o mundo Bento, como você define”.
A chefe da Assessoria Adjunta de Atividades Culturais da Alego, Ana Rita de Castro, disse que a arte é fundamental para as relações humanas. “O Bento é um artista que muito nos orgulha, pois traz na sua arte as suas memórias para compartilhar conosco”.
O artista José Bento explica que registra em suas telas um racional mergulho na vida semiurbana nas periferias das grandes cidades, nas fazendas antigas e tradicionais. Ele ressalta que suas obras também têm uma forte ligação com sua infância, vivida na cidade goiana de Aragarças, e com a época em que foi funcionário na Assembleia Legislativa de Goiás.
Também estão consignadas em seu trabalho imagens de seu imaginário, resultando no que ele define como “o mundo de Bento”. Segundo o próprio artista, esse mundo é voltado para a simplicidade e a beleza das coisas, ou como registro de uma “dissonância social, sem muito alarde e sem condicionamento para muitas fantasias”.
(Matéria publicada pela Agência Assembleia de Notícias em 03/05/2024)