O resultado foi anunciado pela coordenadora do Programa Parlamento Jovem Goiás, Mariza Barbosa, que celebrou a ampla adesão feminina na edição deste ano. “Tivemos 900 inscrições este ano. Destas, 585 foram mulheres. É uma alegria muito grande ver vocês, mulheres, ampliando nossa representatividade na política, indo para o debate, se apresentando como voz ativa dentro do Parlamento”, mencionou em um trecho de seu discurso.
Na sequência, Barbosa ressaltou que os participantes do programa terão a oportunidade de vivenciar o cotidiano do trabalho legislativo. “Vocês vão vivenciar nosso cotidiano, entender como funciona o Parlamento, os processos, os trâmites e tantas outras coisas. Portanto, venham, todos, participar conosco. São poucos dias, mas o suficiente para entenderem a importância de os cidadãos terem voz e voto”.
Mariza também aproveitou a oportunidade para agradecer a toda equipe técnica envolvida na elaboração e execução do programa, bem como os alunos participantes da edição de 2023, que estiveram presentes para compartilhar com os ‘marinheiros de primeira viagem’ as experiências obtidas por meio do Parlamento Jovem Goiás.
Depois, foi a vez da deputada Rosângela Rezende (Agir) falar com os alunos que estavam reunidos no principal auditório do Palácio Maguito Vilela. “Estou aqui para garantir, em nome do presidente Bruno Peixoto, uma boa acolhida. Assim como vocês, eu, que sou deputada de primeiro mandato, estou aprendendo muito e constantemente aqui na Casa”, destacou a parlamentar, antes de frisar os resultados práticos do programa. “Meu mandato apresentou dois projetos de lei graças ao Parlamento Jovem Goiás. Um deles sobre combate à violência contra a mulher nas escolas e outro sobre compostagem”, pontuou.
Cristiana Lopes, que comanda a Procuradoria da Mulher na Casa, destacou, por sua vez, que os estudantes terão uma oportunidade única de praticar a cidadania e compreender o uso da política como um espaço de promoção da igualdade social. “A função de fazer política visa, sobretudo, à garantia de que as pessoas vivam com dignidade. Espero que essa experiência os ajude a despontar como pessoas que fazem o bem, que cuidam e respeitam a vida. Que esse treinamento garanta o exercício da autorreflexão”.
A rodada de discursos foi encerrada com a participação do professor Vanderlan Renovato, que ocupa a posição de secretário de qualificação da Escola do Legislativo. Ele enfatizou que o programa representa uma forma didática e pedagógica de se aprender como funciona o Parlamento. “É importante que vocês entendam como funcionam as negociações, as buscas por acordos que possam garantir uma melhora de vida ao povo goiano”.
Parlamento Jovem
O Programa Parlamento Jovem objetiva oferecer aos estudantes do ensino superior a oportunidade de simular o trabalho dos deputados e o exercício de suas habilidades de debate, argumentação, articulação política, valorização do consenso e busca do bem comum. O processo seletivo para participar do programa é feito a partir da inscrição dos interessados e de entrevistas realizadas na Alego.
Na última edição do programa, a experiência de imersão dos universitários ganhou uma novidade: a participação de alunos na Procuradoria da Casa. Assim como os procuradores, os estudantes puderam analisar os projetos apresentados pelos deputados simulandos, avaliar a viabilidade jurídica dos textos e produzir relatórios a respeito.
O programa também visa a aproximar os jovens do poder público, contribuindo para a formação cidadã e educação política dos acadêmicos. A proposta de resolução que instituiu o Programa Parlamento Jovem Goiás foi aprovada em junho de 2023 e, atualmente, a iniciativa está sob a coordenação da servidora Mariza Barbosa da Silva.
Programação e balanço
Na edição de 2024, foram registradas as inscrições de 585 mulheres, 389 homens e seis não binários. Foram inscritos para as vagas de assessores um total de 398 concorrentes, outros 362 registraram interesse pela função de deputado, 94 para a imprensa e 126 optaram pela função de procuradores. A concorrência ficou da seguinte forma: assessor (9,7/vaga), deputado (8,8/vaga), imprensa (9,4/vaga) e procurador (25,2/vaga).
As entrevistas se estenderão ao longo dos dias 9 a 21 de maio. No dia 27 do mesmo mês, a organização do evento divulgará os selecionados. A publicação definitiva dos nomes dos participantes está prevista para o dia 29 de maio. Superada essa etapa, terão início os treinamentos, que serão nos dias 3 e 4 de junho. Depois, os selecionados ingressarão no período de produção das proposições legislativas e, então, darão início à tão esperada simulação dos trabalhos.
(Matéria publicada pela Agência Assembleia de Notícias em 30/04/2024)