Nesta 5ª-feira, 21, Alego celebra Dia Internacional da Mulher e Campanha da Fraternidade com sessões solenes

Compartilhe:

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizará, nesta quinta-feira, 21, duas sessões solenes: uma no período vespertino, de autoria das deputadas Bia de Lima (PT), Dr. Zeli (UB), Rosângela Rezende (Agir) e Vivian Naves (PP); e outra no período noturno, de autoria do deputado Antônio Gomide (PT).

Comenda Berenice Teixeira Artiaga

Na primeira solenidade, às 15 horas, de iniciativa conjunta das quatro parlamentares, serão homenageadas, no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, personalidades femininas que se destacam em diversas áreas de atuação em Goiás.

Cada um dos 41 parlamentares irão homenagear duas mulheres. A comenda carrega o nome da ex-deputada estadual Berenice Artiaga e é uma das mais altas honrarias da Alego. Foi instituída, em 1998, pelo então presidente da Casa de Leis, Helenês Cândido, para homenagear mulheres fortes, atuantes e que representam o povo. O projeto que originou a comenda é de iniciativa da ex-deputada Dária Alves.

Campanha da Fraternidade

A outra solenidade, às 20 horas, por proposta de Antônio Gomide, será para homenagear os 60 anos da Campanha da Fraternidade, com o tema “Fraternidade e amizade social”.

A Campanha da Fraternidade 2024, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), propõe um caminho quaresmal em três perspectivas essenciais. Primeiramente, visa a incentivar as pessoas a enxergarem as situações de inimizade que geram divisões, violência e atentam contra a dignidade humana. Em seguida, busca inspirar os indivíduos a se iluminarem pelo Evangelho, reconhecendo-se como parte de uma única família. Por fim, promove a ação conforme a proposta quaresmal, estimulando a conversão pessoal e comunitária, e o esforço contínuo por mudanças positivas na sociedade.

A escolha da data para a sessão solene, 21 de março, é significativa, antecedendo o início oficial da Campanha da Fraternidade, que ocorre no dia 24 de março. O evento contará com a participação de representantes da arquidiocese, paróquias, Rádio Difusora e diversas comunidades, incluindo nomes como Dom João Justino e Wolmir Amado, já confirmados, além de Dom João Wilk, Dom Dilmo e outras lideranças.

(Matéria publicada pela Agência Assembleia de Notícias em 20/03/2024)

Mais notícias