Representando o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), desembargador Carlos Alberto França, a juíza de direito do órgão, Mariana de Queiroz Gomes, subiu à tribuna, durante a solenidade que marca a entrega da Comenda Berenice Artiaga, na Alego, para parabenizar a atuação das deputadas goianas e destacar os feitos do Estado em prol da representatividade feminina.
“Cumprimento e deixo meu agradecimento muito especial às excelentíssimas deputadas Bia de Lima, Dra. Zeli, Rosângela Rezende e Vivian Naves. Parlamentares mulheres aguerridas, que estão em posição de destaque, demonstrando que mulher pode e deve ocupar lugares de poder. A Comenda Berenice Artiaga em muito honra o Tribunal de Justiça. Tem-se aqui um símbolo de grande relevância para o reconhecimento da efetiva participação feminina em espaços de destaque”, pontuou.
Na oportunidade, a juíza também evidenciou as ações do TJGO voltadas ao público feminino, tais como: a nomeação de mulheres para cargos administrativos e de liderança, a instituição de comitês de equidade de gênero e de participação feminina, a constituição da Ouvidoria da Mulher, além do reconhecimento de direitos de servidoras e magistradas, relacionados à maternidade e economia do cuidado, como creche, e a redução e flexibilidade de carga horária para mulheres que são mães.
“No Tribunal de Justiça de Goiás, as mulheres são efetivamente nomeadas, e de modo paritário, para cargos de chefia e assessoramento, bancas de concursos e como expositoras em eventos institucionais, de modo a efetivar as ações referentes à Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina do Poder Judiciário”, destacou Mariana. “Contem sempre com o apoio do Tribunal de Justiça e com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica Familiar, a qual eu tenho a grande satisfação de presidir”, finalizou.
(Matéria publicada pela Agência Assembleia de Notícias em 21/03/2024)