Em comemoração ao Dia Mundial da Água, que será celebrado nesta sexta-feira, 22, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizará uma ação da campanha Selo Verde. Serão distribuídas canecas como forma de incentivar o uso de materiais duráveis em substituição ao uso de materiais descartáveis, como os copos plásticos.
Nesse primeiro momento, serão entregues 10 canecas por gabinete e departamentos. A iniciativa é da Presidência da Casa, em parceria com a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e tem o objetivo de contribuir com a sustentabilidade e economicidade da Assembleia. Nesta sexta-feira, às 11 horas, ocorrerá a entrega simbólica das canecas na Presidência da Assembleia Legislativa. Na oportunidade, a presidente da Comissão de Meio Ambiente, e deputada Rosângela Rezende (Agir), receberá o material e posteriormente será a vez dos gabinetes e departamentos receberem.
Para se ter uma ideia do impacto do uso de copos descartáveis, entre os anos de 2019 e 2022, a Alego realizou um estudo que apontou que o número de copos descartáveis consumidos pela Assembleia Legislativa, por mês, chegava a aproximadamente 132 mil. No período de um ano, poderia alcançar a marca de mais de 1,5 milhão de unidades. Os números impressionam tanto em tamanho quanto no índice de degradação do meio ambiente, em razão do consumo em larga escala de materiais descartáveis, já que o plástico tem um período de decomposição superior a 400 anos, quando descartado indevidamente na natureza.
Campanha Selo Verde
Por isso, com o intuito de conscientizar os servidores da Casa, a campanha Selo Verde foi criada na 20ª Legislatura. Além da aquisição das canecas, houve a compra de copos descartáveis biodegradáveis para serem utilizados pelo público externo que visita ou quando vem participar de eventos na Assembleia.
Com o objetivo de contribuir com a sustentabilidade do planeta e ainda realizar a redução de despesas para os cofres públicos, a Alego também adotou outras medidas sustentáveis, como a redução no uso de papel e tinta, o que começou com a criação do Alego Digital. O programa proporciona a tramitação de todos os processos internos do Parlamento estadual de forma on-line, estimulando a economia, eficiência e celeridade.
(Matéria publicada pela Agência Assembleia de Notícias em 21/03/2024)