Saber usar para não faltar

Compartilhe:

O Estado de Goiás promove, até sexta-feira, dia 22 de março, a Semana Estadual de Conscientização sobre o Uso Racional de Água. Instituída por meio da Lei nº 19.202, de 7 de janeiro de 2016, a campanha tem como objetivo incentivar o consumo consciente e o combate ao desperdício da água.

Para isso, são realizadas ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio de palestras, seminários e simpósios, executados por profissionais da área ambiental, com a finalidade de estabelecer uma política de informação que visam à mobilização da sociedade.

O dia 22 de março marca, ainda, o Dia Mundial da Água, criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, com o objetivo de colocar em ênfase assuntos relacionados ao recurso natural e destacar a sua importância para o mundo.

Atuação parlamentar

Na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), além de campanhas de conscientização, realizadas de forma frequente, serão promovidas, na próxima sexta-feira, 22, atividades educativas e debates voltados à necessidade do uso racional de água e a preservação do meio ambiente, mudanças climáticas, além da apresentação de informações sobre os recursos hídricos de Goiás.

A ação ocorre no Legislativo goiano em parceria da Comissão de Meio Ambiente, presidida pela deputada Rosângela Rezende (Agir), com a Semad, a Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago) e a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc). De acordo com a titular do colegiado, os eventos, de teor educativo, informativo e cultural, buscam a criação de uma consciência ambiental à população goiana.

São, de acordo com Rezende, atividades de suma importância para o Estado. “A Semana da Água é uma iniciativa que reforça a importância dos debates sobre a preservação dos recursos hídricos e o impacto deles nas mudanças climáticas, na economia, no nosso cotidiano e para o futuro do planeta”, frisa.

A parlamentar salienta o tema da campanha de 2024, intitulado “Água, Desenvolvimento e Resiliência Climática”, e evidencia a mesa-redonda, que será promovida na Casa, com o objetivo de falar sobre a importância da adesão dos 246 municípios na execução de estratégias de preservação do Estado, para que elas façam a diferença no futuro dos goianos.

“A água é um bem finito e fundamental. O Brasil é um país privilegiado e Goiás também tem a sorte de ser uma potência no agronegócio e na pecuária pela grande disponibilidade de água que nós temos. Então, o nosso papel, como cidadãos goianos, brasileiros e como seres humanos é cuidar desse recurso, preservá-lo da melhor maneira possível e conciliar com o nosso crescimento e a garantia de um futuro para a humanidade”, pontua a legisladora.

Programação

A abertura da semana da água foi realizada no domingo, 17, com a corrida pela preservação da água, no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco. Na segunda-feira, 18, houve a transmissão de live, com palestra de apresentação sobre a Gestão dos Recursos Hídricos em Goiás, ministrada pelo subsecretário de Biodiversidade, Unidades de Conservação e Segurança Hídrica, Jorge Werneck Lima.

Na terça-feira, o Centro de Artes e Esportes Unificados Orlando Alves Carneiro (CEU das Artes), em Aparecida de Goiânia, recebeu palestras pertinentes à temática, além de atividades educativas. Nesta quarta-feira, 20, a campanha prevê o projeto Jovens Cientistas Ambientais, focado na análise da qualidade da água, com estudantes de escolas públicas, no Parque Estadual de Pirenópolis, e reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERHi), no Palácio Pedro Ludovico.

O evento segue nesta quinta-feira, 21, com diversas atividades a serem realizadas no Palácio Pedro Ludovico, e serás encerrado no Parlamento goiano, na sexta-feira, 22, a partir das 9 horas, com mesa-redonda sobre o papel de cada um (Estado, municípios, empresa e sociedade) no cuidado com as águas, além de entrega da premiação “Protetor das Águas”.

O evento na Casa de Leis contará, ainda, com palestras, apresentação da gestão dos recursos hídricos frente às mudanças climáticas e apresentação do Sistema de Informações sobre os Recursos Hídricos do Estado de Goiás (SIRHGO).

Processos legislativos

No Parlamento goiano, tramitam projetos de lei e requerimentos voltados à preservação da água. Um deles é de autoria do deputado Dr. George Morais (PDT), apresentado nesta Legislatura, que visa instituir o Programa Estadual de Segurança Hídrica e o Observatório das Águas no Estado de Goiás (Prosegh), com o propósito de promover a gestão sustentável dos recursos hídricos. A matéria está protocolada sob o nº 2638/21.

Em destaque está, também, o projeto nº 7564/21, de autoria do deputado Antônio Gomide (PT). Aprovada recentemente, na atual Legislatura, a propositura visa garantir a identificação, o mapeamento, a recuperação e a preservação das nascentes de água no Estado de Goiás. Os processos citados, bem como outros, pertinentes à temática, estão disponíveis no Alego Digital e podem ter suas tramitações conferidas, por meio deste link.

(Matéria publicada pela Agência Assembleia de Notícias em 20/03/2024)

Mais notícias