A TV Alego exibe na noite desta quarta-feira, 28, duas edições do programas Ação Parlamentar. A primeira, com a deputada Rosângela Rezende (Agir), vai ao ar às 20h40 e o segundo, com o deputado Jamil Calife será exibido às 22 horas. As entrevistas podem ser assistidas pelos canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom e, ainda, pelo canal do Youtube.
Em entrevista ao programa Ação Parlamentar, da TV Alego, a deputada Rosângela Rezende (AGIR) fez um balanço de seu trabalho neste primeiro semestre de 2023. Os principais destaques abordados pela deputada são a criação da Frente Parlamentar de Infraestrutura e Logística, e sua posição de primeira procuradora especial da Mulher na Assembleia Legislativa.
Em conversa com a jornalista Emilly Miranda, a parlamentar avaliou o primeiro semestre do seu mandato como muito positivo. “Fui muito bem recebida na Casa pelos colegas parlamentares e servidores. Tivemos vários desafios, como o de montar uma equipe afinada, mas já estamos colhendo frutos do nosso trabalho”.
Ao abordar o tema infraestrutura, a parlamentar conta que iniciou seu mandato com requerimento para a criação da Frente Parlamentar de Infraestrutura e Logística, e nesse espaço foi uma das criadoras do Movimento Duplica BR-364, que consiste na duplicação da rodovia que é responsável pelo transporte de 30% da produção do agronegócio no Brasil. “O Duplica é a principal bandeira que tenho lutado durante esse semestre, gastei tempo e esforço na interlocução com os órgãos do Governo para avançar nesse tema. Acredito que onde tem estrada o desenvolvimento está presente”.
Sobre o tema Saúde, Rosângela afirmou ser sua vocação e onde tem mais experiência, já que foi secretária de Saúde por diversos anos na cidade de Mineiros. A deputada conta que foram distribuídos dois projetos de lei de sua autoria á Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), relacionados à saúde da mulher. O primeiro de nº433/23, que institui a Política Pública Estadual de Conscientização e Atenção Integral à Saúde da Mulher no Climatério e na Menopausa. Já o segundo projeto nº432/23, que prevê a criação da Semana Estadual de Conscientização da Síndrome do Ovário Policístico. “Quero contribuir com a política de saúde de Goiás, o Sistema Único de Saúde (SUS) é o principal plano de saúde público do mundo, é primordial a luta de melhorias nesse sistema e consequentemente a melhoria da saúde dos goianos”.
Na posição de primeira procuradora especial da Mulher na Assembleia Legislativa, Rosângela Rezende enxerga como ser o grande desafio do seu mandato e avalia ser um momento único e inovador. Ela conta que vem incentivando a abertura de procuradorias em todas as câmaras municipais dos 246 municípios de Goiás e lembra que na sua cidade natal Mineiros, será instalada um procuradoria especial da Mulher, através da vereadora Diana da Saúde (MDB). “A importância da procuradoria é que a gente mantenha essa interlocução com toda a rede de proteção à saúde da mulher, garantindo o funcionamento da rede, com intuito de diminuir os números de violência em todo o estado”.
Por fim, Rosângela expôs que sua motivação como deputada estadual é ajudar a construir um estado com desenvolvimento e aceleração, porém sem deixar ninguém para trás. “Garantir a defesa do direito das pessoas que mais necessitam das políticas públicas do Estado é minha luta”, conclui.
Jamil Calife
O deputado Jamil Calife abordou vários assuntos e falou de seu foco na Assembleia Legislativa em seu primeiro mandato.
Graduado em Medicina, com especialização em Psiquiatria, Calife tem base eleitoral em Catalão e outros municípios do Sul e Sudeste de Goiás. Ele foi eleito para o seu primeiro mandato na vida pública em 2022 pelo Progressistas (PP). O parlamentar se destacou como o 12º deputado estadual mais bem votado, dentre os 41 eleitos.
Ao ser questionado qual seria seu maior desafio nestes primeiros meses na Casa, ele pontuou que é a responsabilidade, uma vez que vem de uma eleição recente e milhares de pessoas acreditaram em sua índole. “Tem pessoas que estão nos acompanhando e aguardam uma melhoria de vida, eu acho que o maior desafio é a responsabilidade, tomar a decisão certa e entender o que de fato nosso estado necessita”.
Calife falou sobre seu foco que é a infraestrutura do Estado, referindo-se mais especificamente às estradas nas áreas rurais. Observou que essas vias precisam de melhorias e reconstrução para maior conforto da população que as utiliza, principalmente na questão do transporte e da produção. “É preciso abraçar essa causa e defender os usuários das nossas rodovias. O nosso estado está centralizado em nosso país e tem todo o potencial para ser mais importante em termos econômicos”, afirmou.
Apesar de novato na vida pública e com apenas 41 anos, Jamil Calife tem vasta experiência no setor empresarial. Por essa razão, destacou que as empresas devem ser mais notadas, com políticas direcionadas que lhes possibilitem produzir mais empregos. “O Governo do estado deve ter um olhar mais sensível para este assunto”, afirmou.
(Matéria publicada pela Agência Assembleia de Notícias em 28/06/2023).