A deputada Rosângela Rezende (Agir) foi a convidada da última edição do programa Alego Mulher, exibido pela TV Alego. Em entrevista às jornalistas Monalisa Carneiro, Daniela Melo e Jaqueline Moura, a deputada avaliou o quadrimestre inicial do seu mandato, falou das suas prioridades no Legislativo e, ainda, das novas bandeiras que assumiu ao chegar à Casa.
Rosângela Rezende convive com a política desde muito cedo. Ela é filha do ex-governador do Estado, Agenor Rezende e da ex-prefeita de Mineiros, Laci Machado. É odontóloga por formação, mas logo iniciou na cena política, assumindo a secretaria de saúde daquele município, cargo que ocupou por 12 anos.
Em 2018 disputou, pela primeira vez, uma vaga ao Parlamento, mas não conseguiu se eleger. Quatro anos depois se elegeu deputada estadual com 19.965 votos. Já na Casa, assumiu a presidência da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a vice-presidência da Comissão de Atenção à Pessoa Idosa e foi a primeira parlamentar a ocupar a recém-criada Procuradoria da Mulher.
Ao responder aos questionamentos, a deputada relembrou que ao chegar à Assembleia Legislativa, tinha as estradas e a saúde como suas prioridades, mas logo no início foi confrontada a abraçar outras causas, o que foi desafiador. “Eu sempre falava que a deputada Rosângela era da saúde e das estradas, porque eu sempre falo: onde a estrada vai, o progresso vai atrás. A nossa região, tanto o Nordeste goiano, quanto o extremo Sudoeste, é uma região muito ampla, territorialmente, mas as GOs não são asfaltadas. E isso é um desafio para o desenvolvimento, para os produtores rurais, para a educação, para a segurança. Isso realmente trava o desenvolvimento nesses dois extremos. Então, minhas bandeiras eram essas duas. Então meu desafio foi essa implementação de temas que vieram depois, como meio ambiente, mulher, idoso”, disse ela.
Segundo Rosângela Rezende, além dessas novas demandas assumidas, entender o funcionamento do Poder Legislativo foi outro difícil aprendizado nesses primeiros meses. Mas ela acredita que conseguiu superar os obstáculos do início e está preparada para trabalhar nos 4 anos de mandato, ressalvando que, o aprendizado continua, diariamente.
Durante a entrevista, a deputada disse ainda que pretende apresentar diversos projetos nas áreas em que está atuando, mas afirma que não está preocupada em mostrar grande volume, mas em apresentar proposituras bem fundamentadas.
Segundo ela, as melhorias nas estradas da sua região continuarão sendo prioridade, assunto que deve consumir grande parte do seu tempo. Além disso, Rezende pretende debater as propostas antes mesmo de apresentá-las. “No caso dos projetos que contemplem idosos, a ideia é discutir com o presidente da Comissão de Atenção à Pessoa Idosa, Ricardo Quirino (Republicanos), para alinhar as propostas”.
“Já nas propostas relativas à mulher, a intenção é chamar as outras três parlamentares: Bia de Lima (PT), Dra. Zeli (UB) e Vivian Naves (Progressistas) para estudar as demandas e, se for preciso, realizar audiências públicas, para que o projeto seja efetivo e, em se tornando lei, não seja mais uma para ficar apenas no papel”, afirma.
Na área da saúde, ela pretende aproveitar a experiência acumulada como gestora, apesar das diferenças entre o Executivo e o Legislativo. “Eu ainda preciso virar essa chave e isso também é um desafio que estou construindo. Mas eu tenho muito a contribuir, porque nós temos emendas positivas, tem como influenciar na saúde pública no estado e nos municípios. Então, aguardem, porque a Rosângela ainda vai dizer a que veio na questão da saúde aqui na Alego”, ressaltou.
A entrevista completa pode ser conferida na programação da TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.
(Matéria publicada pela Agência Assembleia de Notícias em 07/06/2023).