Em entrevista ao programa Belezas de Goiás, a deputada Rosângela Rezende destaca que o Cerrado é o nosso tesouro

Compartilhe:

A edição do programa Belezas de Goiás, que compõe a grade da TV Alego, entrevista, dessa vez, a deputada Rosângela Rezende (Agir), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Em um bate-papo com o jornalista Brenno Alves, Rosângela falou de turismo e meio ambiente, enaltecendo a beleza e a riqueza do Cerrado.

Rosângela destacou que é da cidade de Mineiros, município que abriga a nascente do Rio Araguaia, parte do Parque das Emas, e divisa de duas bacias muito importantes, a Amazônica e a do Prata. Isso, de acordo com a parlamentar, a fez perceber a importância da natureza, do Cerrado, da riqueza do uso do solo e do turismo que se faz muito presente no meio ecológico.

“O Centro-Oeste é muito rico, as nascentes abastecem oito das doze bacias hidrográficas do país, temos uma riqueza híbrida, fonte para produção, importante para agricultura e também como fonte de turismo com áreas de reservas ambiental que realizam o ecoturismo, atividades esportivas e também de conscientização”, destacou Rosângela.

A deputada contou também que recentemente coordenou as atividades realizadas na Virada Ambiental de 2023, que aconteceu na última segunda-feira, 5, no Auditório Carlos Vieira, no térreo da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Participaram do evento vários representantes ambientais de municípios goianos e na ocasião foi feito o lançamento de dois projetos, um deles é o concurso de fotografia do saudoso Yocihar Maeda, que irá premiar a melhor fotografia com o tema: “Cerrado o berço das águas”. A premiação acontecerá no mês de novembro, época de plantio das 246 mudas nas cidades goianas, estimulando assim um olhar diferente ao Cerrado goiano.

O outro projeto é o curso para ensinar sobre gestão do meio ambiente, um curso que será permanente em parceria com a Escola do Legislativo e Universidade Federal de Goiás (UFG).

Rosângela apontou, ainda durante a entrevista, acerca da necessidade de fazer um turismo sustentável. “Devemos respeitar o meio ambiente e a cultura local, não poluindo e valorizando as belezas naturais do nosso estado, nossas cachoeiras, que são Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco”, afirma.

A entrevista na íntegra pode ser conferida no programa “Belezas de Goiás “, da TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), ou pelo site oficial do Parlamento goiano no canal do Youtube.

(Matéria publicada pela Agência Assembleia de Notícias em 07/06/2023)

 

 

Mais notícias