Nesta terça-feira, 7, a deputada estadual Rosângela Rezende esteve em Brasília para uma audiência com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, sobre o projeto de duplicação da BR-364, no trecho de Jataí (GO) a Rondonópolis (MT). Estiveram na reunião os deputados estaduais Bia de Lima e Lucas do Vale, por Goiás; Dr. Eugênio, pelo Mato Grosso; o deputado federal goiano Rubens Otoni; o vice-governador Daniel Vilela; o deputado federal Edinho Bez (SC), representando a Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi); o presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Lucas Vissoto; e o assessor do Senador Wellington Fagundes (MT) e ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Mauro Barbosa.
Também estiveram presentes, a convite da deputada Rosângela, os prefeitos e prefeitas dos municípios que integram o trecho a ser duplicado: Humberto Machado, de Jataí; Aleomar Rezende, de Mineiros; Grete Elisa, de Perolândia; Marly Rodrigues, de Portelândia; e Carlos Tadeu, de Santa Rita do Araguaia.
Negociações
A reunião foi iniciada pelo deputado federal Rubens Otoni, que agradeceu a presença de todos os prefeitos e deputados, assim como a iniciativa da deputada Rosângela Rezende em mobilizar todas essas lideranças para que a audiência acontecesse. Em seguida, o vice-governador Daniel Vilela falou em defesa da duplicação total ao invés da utilização de terceiras faixas em alguns trechos do percurso, como sugere o projeto atual.
Renan Filho enfatizou que a obra deve ser realizada por um conjunto de esforços entre o governo federal e a iniciativa privada, por meio de concessões. E reforçou que o estudo da área que está sendo desenvolvido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será finalizado para que o projeto de engenharia seja realizado. Em seguida, Daniel Vilela assumiu o compromisso, em nome do governo de Goiás, para que o referido projeto seja apresentado ao governo federal até o fim deste ano.
Ao final da audiência, Rosângela fez questão de destacar os esforços da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), que neste mês de fevereiro criou a Frente Parlamentar de Infraestrutura e Logística, e reforçou a importância da união das lideranças de Goiás e do Mato Grosso em prol dessa grande obra. Por fim, o ministro Renan Filho garantiu aos presentes que, este ano, o governo federal dará prosseguimento ao processo das concessões e que manterá contato contínuo com o governador Ronaldo Caiado e o vice-governador Daniel Vilela.
Movimento Duplica BR-364
Durante a reunião, o deputado federal Edinho Bez, que é Diretor de Relações Institucionais da Frenlogi e do Instituto Brasil Logística (IBL) presenteou o ministro, o vice-governador e o deputado Rubens Otoni com bonés e camisas do Movimento Duplica BR-364 (@duplicabr364), uma iniciativa suprapartidária envolvendo lideranças e sociedade civil dos estados de Goiás e do Mato Grosso, que visa informar a população e somar esforços pela realização da obra.
(Matéria de 08/03/2023).